top of page
Foto do escritorEvelyn Lazaroto

Patrocinar sorteios no instagram vale a pena?

Senta aqui, vamos ter um papo sério hoje...

Juro que vou tentar deixar meu ranço pelos sorteios de lado e vou te explicar se patrocinar sorteios no instagram valem ou não a pena.

Os sorteios viraram uma febre nacional no instagram, e essa estratégia tem se tornado tão lucrativa que centenas de empresas estão se especializando em criar sorteios com grandes influenciadores com o objetivo de ganhar milhões de reais.

Ai você me pergunta: mas como?

Vou te explicar os bastidores desses sorteios, para você entender, mas antes leia esse print que recebi no meu direct no instagram. Ah! Risquei o @ da pessoa para não expor ninguém, ok?



Mensagem recebida sobre patrocinar sorteios.
Mensagem recebida no meu instagram.

Bom, como você pode perceber, os sorteios viraram um comércio altamente lucrativo que somente quem ganha são as empresas.

Não vou entrar no mérito das leis que regulam os jogos no Brasil, mas sim o lado negativo que envolve esses sorteios para o seu perfil.


Empreendedores ou até mesmo influencers que buscam crescer na rede social, se deixam levar pela métrica de vaidade dos números e acabam caindo nessas armadilhas, acreditando que quanto mais seguidores maiores serão as suas vendas e a sua influência. Certo? Errado.


Até já fiz um post com 5 Dicas Valiosas para Crescer no Instagram e expliquei detalhadamente como conquistar uma audiência real, vale a pena ler, mas o caso é que esses sorteios apenas trazem seguidores ALTAMENTE DESQUALIFICADOS que não se interessam de fato pela sua empresa, produto ou pelo seu conteúdo.


Então vamos lá... o passo a passo é o seguinte, a empresa (ou até mesmo empresários de grandes influenciadores) entra em contato com você e te envia uma tabela com as chamadas cotas de patrocínio para esses sorteios. E isso quer dizer que você pagando o valor da cota será um dos @ que as pessoas deverão seguir para participar do sorteios. E essas cotas podem variar muito, e com valores surreais, já soube de empresas que pagaram a cota de 10 mil reais para participar desses sorteios e acredito que existam muito maiores.


Essas empresas criam um perfil somente voltado para esse fim, então vamos criar um perfil imaginário para ficar mais fácil explicar e usar de exemplo, o @sorteiosdozezinho2568 e seguir todos os perfis que pagaram a cota de patrocínio. Depois disso o grande influenciador então divulga o sorteio em seu instagram estabelecendo a principal, regra mais ou menos assim: Me seguir e seguir todos os perfis que o @sorteiosdozezinho2568 segue. Entendeu?


Então digamos que nosso perfil imaginário @sorteiosdozezinho2568 siga 59 perfis, que são todos as empresas ou marcas que pagaram a cota de patrocínio, e para que a pessoa possa participar desse sorteio é necessário seguir todas esses perfis. Agora me diz, que efeito tem isso no seu alcance? Na sua autoridade? Na sua influência seja como empresa ou influenciador? NENHUM!


Essa estratégia é muito pouco efetiva, pois as pessoas começam a te seguir para ganhar o prêmio e após o resultado do sorteio elas param de te seguir. Elas não estão ali de fato pq querem entende? Elas foram "obrigadas" a te seguir para poder concorrer ao prêmio. E são prêmios ainda mais surreais, kits imensos de maquiagens, viagens, quantias em dinheiro e até carros. E sempre existe polêmicas quanto aos ganhadores, e esses dias atrás, li uma matéria de uma possível ganhadora ter entrado com processo judicial contra uma empresa que realiza esses sorteios.

Tenho certeza de que você já deve ter visto esses sorteios e até mesmo pode ter participado de algum, pois estão cada vez mais comuns.


E esses novos seguidores que virão por meio desses sorteios, não aumentarão o seu alcance, vc irá inflar os números de seguidores APENAS e irá perder tudo depois.

Por essa razão você vê muitos perfis (agora estou falando de todos os tipos, grandes e pequenos), que vivem constantemente realizando sorteios, pq ficam sendo "reféns" desses sorteios e isso acaba se tornando um círculo vicioso, você faz um sorteio e precisa fazer outros e outros.

Eu confesso que tenho um ranço eterno com sorteios, seja de qual for, eu vejo perfis ENORMES que vendem esse tipo de estratégia para empresas, e já deixei de fechar contratos por ter esse posicionamento.


Espero que vc tenha entendido que patrocinar sorteios não valem a pena, invista em seus conteúdos e crie um plano de estratégia dentro da sua linha editorial, pode até ser que demore um pouco mais para você conquistar milhões de seguidores, mas tenha certeza de que serão altamente qualificados para a sua empresa.


Então se vale um conselho meu, fuja disso para o seu perfil, porque além de ser nocivo a sua conta, prejudica todos os seus ganhos e são certamente duvidosos.


Beijos.

Eve ^^





Comments


bottom of page