É gente ... hoje o post é bem diferente por aqui, quero contar uma situação para alertar todos vocês a não caírem nesse golpe. Quando a gente acha que já viu de tudo acaba passando por uma situação desesperadora, já havia escutado muitos relatos sobre o GOLPE DO ASSALTO PELO CELULAR, mas nunca pensei que passaria por isso, e que quase cairia em algo assim.
Hoje (domingo) por volta de 13:00h da tarde ligaram no meu celular de um número não identificado, em geral não atendo ligações sem identificação, mas dessa vez resolvi atender. Uma mulher gritando desesperadamente com uma voz muito semelhante a da minha irmã, pedindo socorro. Na hora a gente nem pensa muito e não sabe o que fazer. E ela gritando, gritando, e pedindo ajuda, eu realmente achei que era minha irmã. Corri pra cozinha e chamei minha mãe e o Rodrigo, e acabei falando o nome da minha irmã em voz alta. E ela gritava e a ligação falhando, não conseguia entender muita coisa, sabe quando vc faz uma ligação pelo WhatsApp e fica falhando? Então é a mesma coisa que acontece. Das coisas que eu conseguia entender, ela só gritava "MÃE, IRMÃ ME AJUDA EU FUI ASSALTADA!", e o fato de não conseguir entender direito deixa toda a situação ainda pior. É muito louco pq na hora que vc está na situação acaba se desesperando, e olha que eu sou super controlada em situações de pânico, mas eles armam tudo de uma forma que parece real.
No desespero coloquei no viva voz, e todos escutaram, nessa hora eu e meus pais já estávamos em pânico, o único que permaneceu calmo foi o Rodrigo que nos alertou para que poderia se tratar de um golpe. Nesse exato momento um homem começa a falar: "EU ESTOU COM ELA AQUI..."e a ligação ficou perfeita, consegui entender TUDO o que ele falou. Estranho né? Antes a ligação estava tão ruim e agora estava tudo normal, perfeito.
Parece que voltei a mim nesse instante, parei, respirei e percebi que se tratava de um GOLPE. Desliguei o telefone e ligamos imediatamente para a minha irmã, que estava tranquilamente em casa e que logo iríamos nos encontrar para o almoço de domingo.
Depois que o susto passou, fiquei refletindo em como as pessoas chegam a esse nível de crueldade, e quantas milhares de pessoas já caíram nesse golpe, por medo de que aconteça algo aos seus familiares. Antes confesso que não entendia como esse golpe funcionava e achava que as pessoas teriam que ser inocentes demais para cair nisso, mas depois do que passamos hoje, eu entendi que a maior arma dessas quadrilhas é o nosso DESESPERO.
Esse sentimento que nos leva inconscientemente a passar informações como: nomes, lugares, apelidos... e assim acabamos dando armas para que eles as usem contra nós no momento da ligação, assim o golpe se torna ainda mais real com informações verdadeiras que nós passamos a eles com o nosso desespero.
Depois que toda a situação passa, e com mais calma a gente percebe que eles criam um roteiro para o golpe: ligam de um número em geral sem identificação, a ligação sempre é muito ruim, falhando com uma mulher gritando, chorando em desespero, o que nos faz imediatamente achar que é um familiar, acreditamos que a voz é realmente do nosso familiar exatamente pelo fato de estar gritando e chorando, o desespero veem, acabamos passando alguma informação para a quadrilha, e por fim um homem entra na ligação e diz que esta com a pessoa e exige dinheiro para o resgate, entende como funciona?
Todo o golpe têm uma sequência lógica para acontecer, e pelo que eu percebi o homem somente entra na ligação quando percebe o desespero dos familiares, eles agem no nosso medo, no nosso desespero, então eu trouxe essa situação aqui para te alertar em alguns pontos:
1° Não atenda ligações sem identificação, não é seguro;
2° Tente manter a calma, eu sei que é difícil, mas lembre-se que o desespero nos induz ao erro, e essa é a maior arma das quadrilhas;
3° Não passe informações: nomes, apelidos...;
4° Desligue e ligue imediatamente para a pessoa que dizem que foi assaltada ou sequestrada para se certificar de que ela está a salvo;
5° Avise seus familiares sobre o golpe, conte o que aconteceu para que eles fiquem prevenidos.
Então se por acaso essa situação acontecer com você, lembre-se desse post e segue as dicas tá?
Se puder, compartilha com outras pessoas, assim vamos nos ajudando.
Beijos.
Até o próximo post.
Eve ^^
Comments