Há alguns anos quando comecei a trabalhar de forma mais profissional no Instagram, não entendia como a plataforma do Instagram funcionava e também não tinha grana para pagar cursos caros e foi aí que comecei a maratonar vídeos no YouTube sobre o assunto. Virava noites e noites assistindo vídeos, fazendo anotações, testando coisas, e algumas funcionavam claro, mas outras, não passavam de mentiras para ganhar likes e visualizações.
Mas até descobrir isso, foi um processo bem dolorido, me prendia a um feed organizado, me julgava por não ter uma agenda editorial e por não definir uma persona para o meu público, por não ter uma paleta de cores para minha marca, pasme que cheguei até a chorar por não postar um dia, mas o que eu sempre tive em mente, desde o começo, era a mensagem que eu queria transmitir com os meus conteúdos e o nicho que eu iria atuar. Somente isso.
E nessas minhas descobertas eu percebi que a constância é importante mas a qualidade é surpreendentemente mais relevante.
Mas ai você me pergunta: Mas e então eu preciso postar todos os dias para crescer no Instagram?
Indiscutivelmente postar todos os dias faz com que você tenha mais alcance, e consequentemente atraia mais audiência, mas estou falando de postar conteúdos de qualidade. De nada adianta postar uma foto ou um vídeo sem uma intenção, sem uma mensagem.
Tá... mas se pararmos para pensar, conteúdo de qualidade pode ter várias interpretações, não é mesmo?
Com toda certeza, mas vamos definir juntos, ok? Um conteúdo de qualidade é quando você agrega algo na vida de uma pessoa, por exemplo, seja fazendo rir ou refletir, se questionar ou entender um ponto de vista, e por aí vai.
Vou usar a metáfora da estrada para que você entenda melhor: imagine que seu seguidor está Avenida A, mas por alguma razão (vontade ou necessidade) ele quer chegar na Avenida B, mas entre as Avenidas existe um caminho a ser percorrido certo? Ele olha no mapa e vê que de onde ele está (Avenida A), para onde ele quer chegar (Avenida B) existem várias rotas que ele pode fazer.
Os caminhos, as rotas, são os conteúdos que ele irá consumir, e se esses conteúdos o ajudarem a chegar no seu destino, aí sim são de qualidade, deu pra entender?
Qual a transformação que vc pretende passar para os seus seguidores a partir dos seus conteúdos? Qual o caminho que vc quer ajudá-los a percorrer?
Essas são perguntas chave e que irão te ajudar na escolha de temas, assuntos e tipos de conteúdo.
Quanto a frequência de postagem, se vc conseguir criar conteúdos que agregam, você pode (e deve) postar todos os dias, mas se na sua realidade for complicado essa rotina de conteúdos, não se desespere! Comece com uma frequência que seja possível de ser mantida, e a medida que o tempo for passando vá aumentando.
A ideia aqui é criar pequenos hábitos, que podem ser muito melhores quando vc cumpre uma meta realista, pois o sentimento é sempre bom. Agora quando vc estipula uma meta muito distante da sua realidade, vc sente uma grande frustação quando não consegue cumprir e isso vira um ciclo vicioso.
Eu me desesperava demais quando não conseguia postar, e isso me fazia mal, e essa sensação é muito ruim, então se te vale um conselho, comece com uma frequência menor e aos poucos, com a prática os conteúdos serão cada vez mais naturais e mais constantes.
Até o próximo post.
Eve ^^
Σχόλια