As redes sociais se tornaram fundamentais na nossa vida não é mesmo? E não só para compartilharmos momentos especiais com nossa família, como também usamos como ferramentas de trabalho. Mas já pensou se tudo isso desmoronasse em um segundo?
O novo golpe que estão aplicando no Instagram está enganando muitas pessoas populares na plataforma, hoje recebi no direct uma mensagem com tom ameaçador, afirmando que meu perfil seria excluído permanentemente em 24h por violação dos direitos autorais. O mais “louco” de tudo isso é a forma que escrevem, o layout do link e até mesmo o perfil, parecem realmente serem oficiais, com todos os mínimos detalhes e até mesmo com o logotipo do Instagram. Apesar de sempre ler sobre o assunto, e respeitar as políticas e diretrizes de direitos autorais da plataforma, senti um frio na espinha por alguns segundos, normal né, já pensou perder a conta por um deslize?
Nesse instante parei, respirei fundo e comecei a pesquisar sobre o assunto, e li no Canaltech que: “O golpe foi detectado pela empresa de segurança Kaspersky nesta quarta-feira (20). Trata-se de um phishing, prática de "pescar" informações pessoais de usuários a partir de mensagens falsas com links que levam a sites igualmente falsos. A técnica é muito eficiente no Brasil – há casos de golpes que atingiram 2 milhões de pessoas em apenas 20 dias. Cibercriminosos costumavam usar datas comemorativas e eventos que geram "buzz" para espalhar mensagens que oferecem falsos presentes, mas agora os golpes também estão mais sofisticados.” (trecho do site Canaltech)
Como funciona o golpe? No meu caso recebi o texto por direct no instagram, mas também li vários relatos de usuários que receberam a mesma mensagem em inglês por e-mail: “Sua conta viola nossa diretrizes de direitos autorais (...) será excluída permanentemente em 24 horas por violação de direitos autorais (...) Se você acha que cometemos um erro, por favor clique no link e preencha os próximos campos obrigatórios (...)", diz a mensagem que fornece o link do formulário para resolver o problema.
Nesse caso, o link irá direcionar para uma página de phishing que, além do link para “Recorrer”, mostra uma imagem sobre proteção de direitos autorais, deixando o usuário ainda mais aflito e passando maior credibilidade ao golpe.
Ao clicar no botão "Recorrer" os criminosos solicitam seus dados de login e senha para conseguirem "verificar a sua conta". Após esse processo uma mensagem é exibida informando que os dados serão revisadas, e para aumentar a credibilidade do golpe, os usuários são automaticamente redirecionados para o site oficial do Instagram.
Pronto, com todos esses dados os golpistas têm acesso total ao perfil do instagram e conseguem alterar todas as informações necessárias para recuperação da conta. Após isso os criminosos passam a usar sua conta para espalhar conteúdo mal-intencionado, notícias falsas e até mesmo spam. Em outros casos os cibercriminosos entram em contato por e-mail e solicitam resgates em dinheiro para a devolução da conta.
Esse tipo de golpe tem se tornado mais comum do que se imagina, tantos entre os influenciadores como em perfis comerciais, e muitas vezes a falta de atenção pode acabar com todo o seu trabalho nas redes sociais.
Uma dica muito importante para proteger a sua conta é verificar a barra de endereço da URL, se aparacer algo diferente de Instagram.com, fuja! É cilada Bino!
Ah! Vale lembrar que jamais você deve inserir seus dados de login e senha em serviços e aplicativos de terceiros, como automações e também esses que você fica sabendo quem deixou de te seguir sabe? Eles são vulneráveis quanto a segurança, além de irem contra a política e diretrizes do instagram.
E para aumentar a segurança da sua conta é necessário ativar a autentificação de dois fatores no Instagram, que solicita um código de segurança por SMS e pelo aplicativo de autenticação, quando precisarem confirmar que é você que está fazendo login, além da sua conta de e-mail, claro!
Então é isso, espero ter te ajudado e muito cuidado com e-mails e links suspeitos, ok?
Comments